Páginas

sábado, maio 26, 2012

Como Diminuir o Tempo de Boot do Windows

Existem alguns truques simples que podem ser utilizados para diminuir significantemente o tempo que seu sistema leva para executar um Boot do Windows. Não apenas isto, mas também aumentar a velocidade de seu sistema como um todo.

Existem 4 arquivos principais que estão presentes nas diversas versões do Windows, com diferentes conteúdos. São eles: autoexec.bat, config.sys, system.ini, e msdos.sys. Na maioria das vezes, a não ser que você esteja executando um programa de antivirus em modo “linha-de-comando” o arquivo, autoexec.bat deve estar vazio, porém os outros arquivos podem ser modificados para diminuir o tempo de boot e melhorar a performance.
Por exemplo: adicionando a linha stacks=0,0 no config.sys pode melhorar significantemente a velocidade de seu sistema, porém os arquivos onde temos mais itens para “atacar” são os system.ini e o msdos.sys.
No arquivo system.ini, adicione as seguinte linhas na seção [386Enh]:
LocalLoadHigh=1 – Este parâmetro informa ao computador para carregar, por default, tudo que o sistema operacional quiser na memória alta, liberando mais memória convencional (os primeiros 640K). A Microsoft quer que acreditemos que isto não afeta mais o sistema, porém, o coração do Windows “ainda é” um sistema DOS.
DMABufferSize=64 – Este parâmetro informa ao computador para deixar o máximo de memória disponível para transferência de dados em DMA, acelerando não só o processo de boot mas o sistema como um todo.
Existem alguns outros parâmetros interessante a serem experimentados no arquivo msdos.sys para otimizar o processo de boot. Atenção, antes de modificar o arquivo msdos.sys (que é um arquivo de sistema, oculto, somente de leitura), você deve habilitar o explorer para mostrar arquivos de sistema e ocultos, além de remover a propriedade de “somente leitura” neste arquivo (para isto, basta marcar o arquivo e com o botão direito, clicar em propriedades, desmarcando a opção “somente leitura”). Depois disto, abra o arquivo com o notepad e inclua a seguintes linhas:
Logo=0 – Este parâmetro desliga o “Windows splash screen” durante o processo de boot. Desabilitando-o reduzirá alguns segundos do boot.
Drvspace=0 – Este parâmetro desliga o suporte para discos FAT16 comprimidos com o Drivespace. Uma vez que ninguém mais utiliza este artifício, é seguro desabilita-lo. Desablitando-o não só acelerará seu tempo de boot, como liberará recursos adicionais de memória de seu sistema.
Dblspace=0 – O mesmo que acima, porém para discos FAT16 comprimidos com o Doublespace.
DisableLog=1 – Este parâmetro desabilita o arquivo de log que o Windows cria por default quando está realizando um boot. Desabilitando-o irá reduzir alguns segundos no tempo de boot, e uma vez que ninguém verifica nada no arquivo de log mesmo (ainda mais quando o sistema está estável), não irá fazer falta.
AutoScan=0 – Esta linha desabilita o scandisk automático que é executado se o sistema não for desligado através da opção de “desligar (shutdown)” do windows. Infelizmente este parâmetro parece não funcionar com o Windows Me.
Utilizando estes truques simples, como dissemos acima, poderá melhorar um pouco a performance do seu sistema, porém se você não tem um bom conhecimento de sistema/windows, ou não tem muita segurança para reverter uma situação de erro, não tente realizar estas modificações de sistema.

Um comentário:

Não xingar , não maltratar os outros , seguir de acordo com as regras . Faça um bom comentário , de jeito que dê para entender o que você quer me dizer . Obrigada .